Governador inaugura reforma de Casarão dos Gallotti
O governador, Luiz Henrique, a secretária regional, Sandra Regina Eccel, e o prefeito de Tijucas, Elmis Mannrich, inauguram nesta terça-feira (15), às 18 horas, a restauração do Casarão dos Gallotti. A construção, do Século XIX, abrigou a tradicional família e desde então se consagrou como importante patrimônio histórico do município.
O imóvel que foi repassado pela família ao município, foi recuperado respeitando as características originais do prédio e atendendo aos padrões de qualidade adotados em restaurações de antigas construções. O valor da obra ficou em torno de R$ 2 milhões, sendo R$ 1.006.696,70 provenientes do governo do Estado, através do Fundo Social, e o restante como contrapartida da municipalidade e de empresas locais.
Para a execução das obras foi contratada uma empresa especializada em restauro, que trabalhou na recuperação das paredes, telhados, esquadrias, pintura e, ainda, da infraestrutura de água, esgoto e sistema elétrico. A restauração recebeu visitas periódicas dos membros da família Gallotti, que formaram uma comissão para acompanhamento do projeto.
A casa irá abrigar, em breve, o museu histórico e a biblioteca pública municipal, além de um gabinete institucional para o prefeito e a sede da fundação cultural tradição, de Tijucas. O projeto também prevê a instalação de um memorial da família e o funcionamento de um café, que oferecerá lanches e quitutes lembrados por todos que conheciam a culinária de Maria Gallotti.
História - Pertencente a uma tradicional família de Tijucas, a casa foi construída pelo patriarca, o empresário Benjamim Gallotti, e erguida com materiais trazidos da Itália por grandes embarcações.
Por muitos anos o local serviu de referência no município, onde foram recepcionados inúmeros políticos e figuras ilustres de todo o Brasil. Foi também a primeira residência de Tijucas a contar com sistema de telefonia e, por isso, servia como central das informações que chegavam e partiam do município.
Além de estar sempre repleta de filhos, netos e bisnetos da Família Gallotti, a casa sempre teve as portas abertas para o povo, principalmente a partir do momento que uma da filha de Benjamim, Maria Gallotti Peixoto, assumiu o comando da casa. Conhecida por seus quitutes e pela imensa bondade, a casa de Maria Gallotti guarda fatos memoráveis da história de Tijucas.
Postado:Liliane Dias


